sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Perfil de Nemanja Maksimovic (FK Astana)

Nemanja Maksimovic, sérvio de 21 anos (fará 22 a 26-Janeiro) atualmente representa o FK Astana do Cazaquistão. Destro, de 189 cm e que pesa cerca de 75kg, atualmente o seu valor de mercado ronda os 3 milhões de euros – o valor mais alto que atingiu. Entra no último meio ano de contrato e tem sido fortemente associado ao Benfica, sendo que o Astana terá que o vender neste mercado se pretender algum encaixe financeiro uma vez que é já um jogador-livre para assinar por qualquer clube (a representar a partir de Junho).

ANÁLISE

Como já referido é destro mas não tem uma má relação com o pé esquerdo. Médio-centro preferencialmente (8), mas também pode jogar como médio-defensivo (6), parece-me excelente numa dupla (4-2-3-1/4-4-2) como médio com maior liberdade, podendo ainda alinhar como médio-interior num 4-3-3, contudo parece-me que também se pode afirmar como médio-defensivo num sistema de pivot único, ainda que me pareça que lhe retira alguns dos pontos interessantes que revela.
Apresenta valências físicas para manter um ritmo elevado durante todo o jogo, destacando-se pela disponibilidade física e pela (boa) resistência que lhe permite uma grande ocupação territorial. Rápido e ágil, tem boa impulsão sendo, também por isto, uma apetecível armas em bolas paradas (ofensivas/defensivas) tanto como a entrar/fechar na grande área. Aporta, do ponto de vista mental, concentração, uma excelente atitude competitiva combinada com um apurado sentido coletivo e um assinalável temperamento. Realçar o facto de ser algo permeável na liderança – ainda que tenha sido capitão das seleções jovens sérvias – e na criatividade. Ofensivamente destaca-se pela simplicidade de processos – 1/2 toques -, excelente no passe curto com excelente relação passe -> desmarcação (excelente na criação de linhas de passe). Remate exterior de qualidade (mais em potência do que colocado) e ótima capacidade para surgir em zonas de finalização. Capaz de assumir ações de condução – não é o seu ponto forte – qualidade técnica sendo de destacar a capacidade no controlo da bola e na receção. Bom no jogo aéreo (excelente para atacar em lances de bola parada), mas também acutilante na velocidade de execução e astuto na tomada de decisão e visão de jogo. Por outro lado, revela-se perfeitamente capaz de adotar tanto uma defesa zonal como uma defesa individual perfeitamente identificável na capacidade posicional e na capacidade de marcação, que aliada a uma excelente reação à perda e antecipação (pontos mais fortes nos aspetos defensivos) mas também à sagacidade que demonstra no desarme e na interceção tornando-o capaz de fazer as várias funções no miolo, sobretudo defensivo, seja como 6, como 8 ou inclusive num duplo-pivot. Apresenta também relevância nas bolas paradas defensivas, pelo jogo aéreo + impulsão, sendo também de realçar a qualidade no 1x1 defensivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário