sábado, 12 de novembro de 2016

A inteligência...fundamental!



Hoje vou falar-vos de tomada de decisão - processo mais difícil de avaliar para um 'scout' e extremamente complexo para quem joga.

Messi - esse mesmo! - é mais uma vez o exemplo a pegar, pela inteligência.

Um atleta que mede 1,69m, que não tem uma compleição física digna de um super-atleta capaz de ser o melhor do Mundo, tem que ter outras armas e arma que utiliza - para além da enorme capacidade técnica - é a sua inteligência, a perfeita noção de espaço e tempo, a capacidade de percepção o movimento dos adversários em milésimos de segundo que lhe permitem ver os espaços antes de qualquer observador ou qualquer outra pessoa.

É um génio. E tenho como demonstrar isso, através de imagens e da explicação das mesmas (e como bónus ainda tem uma comparação com o outro monstro do futebol mundial).

Saber o que fazer com bola é muito importante, mas vamos centrar-nos nos lances de capital importância num jogo de futebol: os lances de finalização. 

No campeonato da Europa, não aqui mas no meu Facebook lancei a dúvida sobre um lance de Cristiano Ronaldo no jogo com a Croácia que na 2ª bola dá origem ao golo de Portugal, mas tudo se resume a uma má decisão do craque português...logo, logo fui insultado de tudo o possível por ter uma opinião diferente, por olhar para o jogo e analisar com olhos de observador e não com olhos de português. Aqui está o lance:























Agora demonstro-vos lances semelhantes a este mas com Messi como protagonista (e antes que digam que não tem o peso de um jogo de Euro, são imagens de um classíco com o Atlético e da final da Copa del Rey como Ath. Bilbau, mas também de um jogo de liga contra o Málaga):





















Em todas as imagens Messi toma as melhores decisões, quer ao 1º poste, quer ao 2º poste, tudo depende da tal percepção do movimento/posicionamento (tanto táctico como corporal) do GR contrário.

Esta é a diferença porque Messi é estratosférico mesmo quando não está a top fisicamente, porque é o jogador mais inteligente e com uma velocidade de percepção imensa.

Para terminar mostro apenas dois lances de superior qualidade de visão de jogo e tomada de decisão do pequeno génio argentino de 1,69m. São lances que isolam os adversários na cara dos GR's e em que a decisão tomada é superlativa, mais dois exemplos perfeitos da enorme capacidade de Léo:





















Messi pode não ser o melhor jogador do ano (ainda não se sabe), mas é, seguramente, o melhor jogador do Mundo.
Para mim, é o melhor jogador da História. Porque eu acredito que o jogo é dos inteligentes e ele é o mais inteligente!

Sem comentários:

Enviar um comentário