sábado, 30 de janeiro de 2016

Barça 2x1 Atleti - NOTAS

BARCELONA 2 (Messi 29', Suárez 37'); x ATLÉTICO 1 (Koke 10')
Camp Nou, Barcelona
30-01-2016 16h (Hora Espanhola)

Organização dos vermelhos-e-branco após as expulsões de Felipe Luis e Godín, respectivamente.


Condicionar Busquets foi uma das armas utilizadas pelos Colchoneros. A pressão alta exercida sobre a 1ª fase de construção dificultou bastante a normal circulação dos blaugrana.
Estas foram as duas formas utilizadas para ultrapassar a pressão alta exercida pelos homens de Simeone.

Como defendia o Atlético em momentos mais recuados: por dentro e por fora. 1 preocupação constante em fechar espaço interior e ter superioridade por dentro e nas zonas laterais do campo após a 1ª fase (formação do losango de pressão lateral).
Após a expulsão de Felipe Luis a equipa procurou manter 1 elemento na frente abdicando do losango de pressão e procurando um triângulo forte e compacto formado pelo MC do lado da bola, o ML do lado da bola e o DL do lado da bola e assim nunca perder a capacidade de pressão na zona da bola. Foi também por aqui que conseguiu ir travando o Barcelona.
Após a expulsão de Godín e a entrada de Savic para o centro da defesa, a equipa procurou manter Carrasco sempre pronto na frente, passando a usar uma linha de 3 médios mais próximas e em constante basculação mas sempre algo «curta» que permitiu ao Barcelona conseguir, através das variações de flanco - muito importantes ao longo do jogo - controlar melhor o jogo.
Aqui, dois dos principais problemas defensivos do Barça neste jogo:
1) Dificuldades para defender os lances de criação por fora, equipa expõem permanentemente os DL's a defenderem em zonas frontais fruto de uma enorme «basculação» dos DC's para o lado da bola. 1 a 2 na área (como se viu, também, por exemplo, no lance do Griezmann que Bravo parou com os pés). Erro este que já vem desde o inicio da época;
2)  A sua estruturação em 4-3 atrás não é equilibrada e por isso o adversário consegue arranjar espaço à largura e consequentemente por dentro. Neymar + Suárez + Messi com pouca participação defensiva (este último, a espaços, ainda lá foi surgindo, mas até mais em momentos de Transição Defensiva, bola corrida ou ainda na sequência de lances de bolas paradas).




Sem comentários:

Enviar um comentário