quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Léo MÁGICO

Falar de Messi deveria ser fácil, como é fácil elogiar qualquer pessoa notável na sua actividade, na sua profissão. Por uma simples razão é difícil - já foi mais, confesso... - ser aceite pela maioria quando penso que Léo é o melhor do mundo (da história também, já agora). Mas dizem-me que sou português e que sou anti-patriota por dizê-lo ou atrever-me a pensá-lo, até. Quero lá saber. Nunca quis, hoje quero ainda menos saber disso!

Voltando ao importante e que é o tema deste texto: falar de Messi.

Tem 29 anos, entre montes e montes de recordes que bateu e, por conseguinte, detém, 5 Bolas de Ouro (mais um troféu de Melhor do Mundo dado em exclusivo pela France Football - ganhou no mesmo ano a da FIFA, na altura separados), 2 troféus de Melhor da Europa, 4 UEFA Champions League,... Uma infindável lista de títulos que vem desde muito cedo, tendo sido o Golden Boy do ano.

"Vou contar aos meus netos que treinei Messi. Nunca tinha visto um jogador assim", Guardiola, 2010
























Ontem, num jogo da Liga dos Campeões contra o City do mesmo Pep Guardiola, Messi resolveu. 3 golos, 1 assistência e um penalty ganhou que Neymar desperdiçou. 

Dizem que teve um ano mau, eu digo que é o melhor marcador do ano civil (47 golos) e o melhor assistente (28 assistências) também, valendo, à data, 75 golos e ainda faltam dois meses e meio para o fim do ano. E nem um penalty falhado numa qualquer final vai apagar tudo isto.

Messi tem números estratosféricos mas não é só números. Voltou de lesão e marcou um golo, sem estar a 100% destrói o Manchester City, sem mostrar capacidade de explosão decide pela inteligência.























Já todos ouvimos/lemos aquela brincadeira dos 2 melhores jogadores do Mundo em que o 1º é Messi e o 2º é Messi lesionado, existem também um ditado português que diz que «a brincar dizem-se as verdades» (esta expressão nunca terá feito tanto sentido) e tudo isto tem uma razão de ser mais do que óbvia: Léo é o melhor porque é o mais inteligente e mesmo quando não está a 100% fisicamente é decisivo e só o consegue ser porque pensa mais e pensa melhor, soltando toda a sua genialidade que é expressada pela canhota prodigiosa. 

Todos vimos que não estava a 'top', faltava-lhe velocidade, frescura e até explosão, mas compensou tudo com uma visão de jogo impressionante, com uma capacidade de antecipar que lhe permite um poder de desmarcação superior e uma sublime mestria com a bola nos pés que lhe permite ser decisivo como nenhum outro consegue.

Façam este exercício: tirem a velocidade a qualquer outro jogador do nível (ou próximo...) de Messi e vejam se vale 1/3 do que rende quando está nos níveis físicos desejados. Adianto o resultado: não vale. Mas mesmo Messi a 1/3 do seu nível adequado é um jogador de classe mundial, um craque capaz de decidir um jogo ou um campeonato - lembram-se daquele Barcelona x PSG em que ele lesionado entra na 2º parte e vira o jogo com uma assistência (creio que na época de Tito Vilanova)? Aí está a resposta. Mas se quiserem confirmar, vejam o jogo de ontem.























Vamos ser sinceros, se ele ganha a Copa América, alguém iria questionar o vencedor da Bola de Ouro? Obviamente que não. Não é um penalty que muda a história do que fez (mesmo que a CONMEBOL tenha ido a correr dar o prémio a Alexis que não jogou nem metade do que jogou Messi em toda a prova) nem é a falta de um «Éder» que tem que premiar outro.

Um ano inteiro não são dois jogos. É muito mais do que isso. E os números estão aí, o futebol é desfrutar todas as semanas, é ver o génio em ação e se dúvidas existirem, voltem aquela questão da forma física.


«Cristiano es un atleta. Messi es DIOS. Me quedo con Messi», Koke

«No hay nadie como Messi. Creo que el Balón de Oro deberia llevar su nombre», Ibrahimovic

«Cristiano o Messi? Messi no solo es mejor que Cristiano. Es el mejor de todos los tiempos», Rooney

«Messi disputou a final da Liga dos Campeões com Guardiola, vai jogá-la nesta temporada com Luis Enrique e se um dia for treinado pelo Antônio, voltará a fazê-lo. Este rapaz é diferente de todos os outros jogadores», Mourinho

#Messi6 #MessiBalondOro